Parcerias

O parque do Limoeiro, como é chamado, é a única unidade de conservação localizada no distrito de Ipoema, em Itabira, Minas Gerais e seu papel é fundamental na conservação da fauna e flora da região.


Ao contrário do que podemos pensar, um parque não é formado somente por seus dirigentes e funcionários. Na verdade, é uma rede integrada, composta pela sua equipe, população local, parceiros e turistas. É de extrema importância que se estabeleçam conexões com cada um destes colaboradores, pois desempenham funcionalidades que tornam possível alcançar os propósitos de uma unidade de conservação.

 

Ao longo do ano, o Limoeiro realiza diversos eventos que promovem a conscientização ambiental do público externo, aproximam as comunidades do entorno do parque, e trazem turistas para a UC. Os parceiros potencializam estas atividades e ajudam em sua realização e divulgação, seja doando algo necessário para que o evento ocorra ou divulgando-o. 

 

Atualmente, o parque vem fortalecendo suas parcerias. Dentre elas, podemos citar a própria Prefeitura de Itabira, o Ministério Público, a Universidade Federal de Itajubá- Campus Itabira (Unifei), A Fundação de Ensino Superior de Itabira – Funcesi, a Negrito Comunicação e o Rotary Club Estrada Real – Itabira. São estas e outras parcerias que fazem com que as ações desenvolvidas pelo parque se tornem possíveis e cada vez mais abrangentes, possibilitando sua interação com a comunidade e o favorecimento da população local de diversas formas diretas e indiretas, dando visibilidade ao turismo da região e cumprindo seu objetivo como unidade de conservação.

Escrito por Natália Móia

Estudante de Ciências Biológicas e participante do Ecofolia.

 

Deixe uma resposta