Autoria

Frederico Mendes de Carvalho, autor.

Mestrando em Sustentabilidade e Tecnologias Ambientais no IFMG – Campus Bambuí. É Mestre em Estado, Governo e Políticas Públicas da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais – FLACSO (2019), é pós-graduado em formulação e monitoramento de projetos sociais pela UFMG (2020). Especializou-se em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela Universidade Federal Fluminense (2016) e em Gestão de Pessoas e Projetos Sociais pela Universidade Federal de Itajubá (2016). É pós-graduado em Educação Tecnológica pelo CEFET RJ (2012) e MBA em Marketing e Vendas pelo Centro Universitário Newton Paiva (2010).

 

É bacharel em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Newton Paiva (2008) e é jornalista e publicitário. Atualmente, é Analista de Comunicação e Responsabilidade Social na Essencis MG, empresa líder latino-americana no tratamento e destinação de resíduos, e é professor na Faculdade Pitágoras e na PUC Minas. 

 

Tem experiência acadêmica como professor, conteudista e tutor EAD. É pesquisador e consultor na área de inovação, comunicação e marketing organizacional, projetos e políticas públicas. Desenvolve paralelamente leituras, pesquisas e diálogos sobre juventudes, educação, cultura e igualdade racial. (Texto informado pelo autor).

Arnaldo Freitas de Oliveira Júnior, orientador.

Doutor pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar no Departamento de Ecologia e Recursos Naturais em Economia Ambiental (2003). Mestre pela Universidade Federal de Lavras – UFLA em Fitotecnia (1999). Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Lavras (1994), é Professor em Dedicação Exclusiva do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET-MG junto ao curso de Engenharia Ambiental e Sanitária – DCTA. 

 

Tem experiência na área de Valoração de Serviços Ambientais (PSA) e Sustentabilidade. Ministra disciplinas de Auditoria Ambiental; Implementação de Sistema de Gestão Ambiental, Gestão Sustentável, Economia Ambiental Aplicada. 

 

É Professor convidado nos cursos de Mestrado em Sustentabilidade da UFOP e do IFMG, ministrando as disciplinas de Valoração de Serviços Ambientais e Desenvolvimento Sustentável, respectivamente. Linhas de Pesquisa: Serviços Ambientais (Valoração); Pagamento por Serviços Ambientais; e Sustentabilidade.

Coautoria

Alex Luiz Amaral Oliveira

Mestrando em Sustentabilidade e Tecnologia ambiental, é biólogo e especialista em Gestão de Unidades de Conservação. É servidor público do Estado de Minas Gerais, lotado no Instituto Estadual de Florestas e é Gerente do Parque Estadual Mata do Limoeiro.

Fernanda Oliveira

Graduanda em Gestão Ambiental, é moradora da Comunidade de Laranjeiras, em Ipoema e é monitora do Parque Estadual Mata do Limoeiro desde sua criação.

Fotógrafos convidados

Colaboração especial