Conheça Ipoema

Ipoema é um distrito do município de Itabira que foi criado pela Lei Municipal nº 26, de 23 de maio de 1894, com o nome de Aliança. Em 31 de dezembro de 1943, pelo Decreto-Lei Estadual nº 1.058, passou a ter seu nome atual. Porém, sua história e importância remonta à era do Brasil-Colônia. O distrito foi, ao longo de muitos anos, rota da Estrada Real, por onde as tropas iam e vinham, transportando gêneros alimentícios de todo tipo  e as riquezas extraídas das minas gerais.

 

 

Em 2 de abril de 2003, foi criado o Museu do Tropeiro com um acervo de mais de 500 objetos, que resgatam o passado e revelam a importância do distrito para a cultura tropeira. O museu conta com eventos tradicionais como a Roda de Viola, que acontece mensalmente aos sábados de lua cheia. É possível encontrar também no distrito, o Museu da Pharmácia, com um acervo centenário que pertencia a José Gomes da Silveira, farmacêutico formado em Ouro Preto, em 1906.

 

 

O distrito, ainda, possui como atração cultural e religiosa, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, construída entre 1915 a 1934, localizada na praça central. Outra atração é o Morro Redondo, onde se encontra a Capela do Senhor do Bonfim. No início do mês de maio acontece a Festa de Santa Cruz, evento de peregrinação religiosa que tem início na Matriz em Ipoema e termina na “Igrejinha do Morro Redondo”, como é conhecida. Há também no alto do morro a escultura “O Destino”, obra da artista plástica Vilma Noel, além de uma vista panorâmica das belas paisagens ao redor e das cidades dos arredores.

 

Os principais atrativos do distrito são as belezas naturais, as matas e cachoeiras. Dentre elas, a famosa Cachoeira Alta ou Cachoeira do Macucu, localizada na Fazenda Cachoeira Alta, e que pode ser vista da sede do parque. Com uma queda d’água de 110 m de altura, a atração é muito procurada por turistas para atividades de canyoning, rapel e banhos em suas águas refrescantes. Este distrito, coração de Itabira, é o território onde se encontra a Mata do Limoeiro, um gigante verde.

 

Saiba mais o que conhecer em Ipoema clicando aqui

Escrito por Grazielle Cristina Assis

Engenheira ambiental. Mestranda em Regulação e Gestão de Recursos Hídricos.

 

Deixe uma resposta